Quem não gosta de uma boa música, não é?

A música exerce uma influência profunda nos nossos sentidos. Pode afetar o pulso e a pressão sangüínea, relaxar músculos, alterar a respiração e mexer com nossas emoções a ponto de nos fazer chorar ou rir.

Mozart e Vivaldi são os compositores preferidos de todas as plantas, enquanto o rock as deixam estressadas. Isso está totalmente comprovado, fazendo-nos refletir na seguinte idéia: se certas músicas beneficiam ou prejudicam os seres do reino vegetal, será que essas mesmas músicas não teriam o mesmo efeito em nosso organismo e em nossa psique?

O mundo é formado, sob o ponto de vista esotérico-filosófico, por 4 elementos ou Reinos elementais: Terra, Fogo, Água e Ar, coroados por uma quintessência, o 5º Elemento, chamada de Éter. Há, além desses 5, mais dois, chamados de Adhi e Samadhi (o 6º e o 7º elementos).
Esses 4 elementos, dentro do universo da música, estão representados pelas 4 classes de instrumentos que se harmonizam.

Elemento – Instrumentos

TERRA – Percussão

FOGO – Metais

ÀGUA – Teclados

AR – Sopro


Dentro de uma orquestra? O 5º, o 6º e o 7º elemento também faz sua parte, tornando a relação maravilhosa e perfeita dentro do Pilar da Arte Sagrada.

ÉTER – Coral

ADHI – Pausa, silêncio

SAMADHI - Maestro

As 3 Forças Primárias que deram origem ao Universo, tanto no Macro como no Microcosmo estão representadas pelas 3 estruturas musicais.

RITMO – Força positiva

MELODIA – Força negativa

HARMONIA – Força neutra

A maioria das composições clássicas possui essas três estruturas. Por isso fazem tão bem ao público, não somente para os ouvidos ou o sistema nervoso, mas também servem de alimento energético para a Alma.

Também existem certos instrumentos musicais que se correspondem vibratoriamente com distintas partes do corpo humano e que podem desequilibrar ou equilibrar dependendo da música.

INTELECTUAL – Sopro

EMOCIONAL – Corda

MOTRIZ – Percussão

INSTINTIVO –Metais

SEXUAL – Vozes, coral, mantras

Por isso é tão importante ouvir uma BOA música e equilibrar nossa água interna.

0 comentários:

Postar um comentário